Consulta ginecológica: o que esperar da consulta de rotina?
- gocarolinabuhl
- 3 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Você já marcou sua consulta ginecológica de rotina ou está pensando em agendar, mas quer saber o que será avaliado? Neste post, explico como funciona essa consulta tão importante para a saúde da mulher em todas as fases. A sua saúde merece atenção especial, e eu estou aqui para ajudar.
Seja para realizar o check-up anual, tirar dúvidas sobre métodos contraceptivos, planejar uma gestação ou apenas cuidar da saúde íntima, a consulta ginecológica é um espaço de escuta, orientação, prevenção e promoção de saúde.
O que acontece na consulta ginecológica de rotina?

Nossa conversa inicial vai incluir informações sobre:
Histórico de saúde e doenças anteriores
Ciclo menstrual, fluxo, cólicas, irregularidades
Antecedentes ginecológicos e obstétricos (gravidezes, abortos, partos)
Doenças na família
Vacinação (HPV, hepatite B, rubéola, entre outras)
Hábitos de vida (atividade física, alimentação, sono)
Uso de álcool, cigarro ou outras substâncias
Vida sexual, uso de preservativo e histórico de DSTs
Método contraceptivo atual e avaliação de opções
Planejamento familiar ou desejo de engravidar
É um momento de escuta ativa, para que você se sinta confortável e segura para falar sobre suas dúvidas e queixas. Depois do momento de conversa, passamos para avaliação clínica, com exame físico geral e direcionado. Se necessário e com seu consentimento, realizamos o exame físico ginecológico, que pode incluir: avaliação das mamas, vulva e vagina, toque vaginal e exame especular, para visualizar o colo do útero e coleta do preventivo (Papanicolau e Pesquisa de HPV), se estiver na época da realização.
Após a anamnese detalhada e exame físico, partimos para orientações gerais para promoção, prevenção e educação em saúde, retirada de dúvidas e planejamento de próximas etapas, como encaminhamentos e solicitação de exames complementares individualizados para cada paciente e necessidade em saúde.
Quando fazer a consulta ginecológica?
A recomendação é que toda mulher faça a consulta ginecológica de rotina uma vez por ano, mesmo que não tenha sintomas. E claro, sempre que houver:
Alterações menstruais
Dor pélvica ou durante a relação
Corrimento persistente
Dúvidas sobre anticoncepcional ou fertilidade
Planejamento de gravidez
É sua primeira consulta ginecológica? Fique tranquila!
Se esta é sua primeira vez, saiba que a consulta será feita com cuidado, respeito e sem pressa. O exame físico só será realizado se houver necessidade e você se sentir confortável. A orientação é sempre adaptada à sua idade, momento de vida e necessidades.
No universo da saúde da mulher, contar com um profissional qualificado e atencioso é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. Se você está em busca de um atendimento acolhedor e individualizado, agende sua consulta! Será um prazer cuidar da sua saúde!
Carolina Bühl
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 218618 / RQE 124417

.png)


Comentários