Mioma uterino: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamentos.
- gocarolinabuhl
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
O mioma uterino é um tumor benigno bastante comum que se desenvolve no útero, principalmente durante a fase reprodutiva da mulher, ao redor de 30-40 anos de idade. Apesar de ser uma condição benigna, pode causar sintomas importantes e afetar a qualidade de vida de muitas mulheres.
Os sintomas variam de acordo com o tamanho, localização e quantidade de miomas.
O que os miomas podem causar?
Sangramento menstrual intenso e prolongado
Cólicas menstruais mais fortes
Aumento do volume abdominal
Dificuldade para engravidar
Pressão ou dor pélvica
Urinar com frequência
Como é feito o diagnóstico? Geralmente é feito por meio de exame ginecológico, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética, a depender de cada caso.

Essa imagem mostra um mioma dentro do útero, na cavidade endometrial, visualizado através de um exame de histeroscopia. Nessa localização o mioma costuma causar sangramento importante. Nesses casos, a histeroscopia ajuda tanto a confirmar o diagnóstico como também realizar o tratamento, fazendo a retirada do mioma.
Quais são os tratamentos para mioma?
O tratamento mais adequado vai depender de inúmeros fatores, como idade da paciente, número, tamanho e localização dos miomas, desejo de engravidar, tratamentos anteriores realizados... Tudo isso é discutido em consulta e avaliado individualmente qual o melhor plano de cuidado para cada caso.
Os tratamentos podem incluir:
Acompanhamento clínico (em casos assintomáticos)
Uso de medicamentos hormonais
Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, como miomectomia por videolaparoscopia ou histeroscopia, ou até mesmo retirada do útero.
Cada mulher é única, e a escolha do tratamento deve respeitar seu contexto e seus objetivos de vida.
Com acompanhamento médico adequado, é possível controlar os sintomas e manter a saúde e o bem-estar. Se você tem dúvidas ou identificou sintomas, agende uma consulta!
Carolina Bühl
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 218618 / RQE 124417

.png)



Comentários